José Márcio (Celinho) - Administrador de Empresas, nascido em Quirinópolis - GO.
Renan Contar - Capitão do Exército, nascido em Campinas - SP.

Dia #8 - 27/05/2016

Dedicamos o dia todo para o despacho das motos ao Panamá. Aos que não sabem, não existem estradas mapeadas/oficiais que liguem a Colombia ao Panamá - trata-se do "Darien Gap": região fronteiriça dominada pelo narcotráfico/FARCS, onde não é recomendado passar, ainda mais de moto. Há relatos dos que tentaram passar e nunca mais voltaram. Existem várias maneiras de evitar o temível "Darien Gap": por meios marítimos ou aéreos. Por problemas de tráfico de drogas, o ferry boat que operava Cartagena - Colón foi descontinuado. Os fretes marítimos de carga convencionais demoram ao menos 3 dias. Nos restou a opção aérea, operada pela Air Cargo Pack, do Capitão John Agudelo, que muito bem nos recebeu e cuidou de todo o desembaraço de exportação das motos ao Panamá.
Chegamos às 8am na empresa, localizada no terminal de cargas do aeroporto El Dorado e passamos o dia cuidando da papelada, junto a um despachante da empresa. No intervalo do almoço, fomos comprar as passagens para o Panamá, pois não foi autorizada nossa ida no avião de carga, junto com as motos, haja vista que está proibida a chegada de estrangeiros por meios não convencionais ao país panamenho. As motos devem chegar com o mínimo de combustível no tanque e sem galões reserva. Já sabendo disso, abastecemos 450km antes de bogotá e secamos os rotopax reserva. Os equipamentos (capacete, bota, jaqueta) podem ir juntos na moto, pois a mesma é embalada em um filme plástico.
O país de Pablo Escobar tem um controle muito rígido sobre a questão de narcóticos. Toda nossa bagagem foi inspecionada e farejada por um labrador. No entando, fomos muito bem tratados pelas autoridades locais, principalmente após os mesmos receberem como "regalo" nossos adesivos da viagem. Ficaram mais interessados em perguntar sobre as motos/viagem do que realmente olhar nas entranhas das bagagens.
Enfim, depois de inspecionados, já as 17hs, voltamos para o escritório da Air Cargo Pack e liquidamos a fatura. O nosso vôo sai hoje às 22:35 (Avianca) e o das motos sai amanhã às 7am, chegando às 8:30 no Panamá. De lá, pegaremos as motos e vamos visitar o Canal e seguir viagem rumo ao Alaska.
Atualizando em tempo ... O vôo foi ótimo e já estamos no Panamá. Temperatura: 25ºC. Já na ansiedade por ver nossas máquinas chegando bem amanhã ...
Odômeto parcial: 0 km
Odômetro total: 6.480 km
Chopps de ontem pra hoje: 12


Dia #7 - 26/05/2016

Acordamos às 4:30 e saímos logo em seguida. A missão de hoje foi cruzar o extenso país andino e chegar à capital Bogotá. O problema foi enfrentar as infinitas curvas, trânsito pesado de caminhões e um tempo instável: choveu boa parte do dia e fez muito frio. Pilotar molhado até vai .. mas com frio de 7º, é bem doloroso ! Faltando 3 horas para chegar, o tempo firmou e conseguimos chegar secos a Bogotá. Fomos direto para a zona Rosa (bairro turístico) e pegamos um bom hotel na cara do gol: vizinho do famoso restaurante Andrés Carne de Res, onde jantamos. Nossa missão de amanhã é providenciar os trâmites de embarque das motos, que irão de avião até o país vizinho Panamá. Lembrando que não há estrada oficial entre esses países. 
Odômetro parcial: 900km
Odômetro total: 6.480km

Dia #6 - 25/05/2016

Hoje o dia foi cansativo: rodamos 100% do tempo sobre as cordilheiras, subindo e descendo com curvas e muitas cidades. O Ecuador é um país de natureza maravilhosa. Por onde se anda se observa lavouras de frutas, principalmente bananas ! Há muito policiamento e as rodovias são de excelente qualidade. A moeda do Ecuador é o dólar americano e o custo de vida nos pareceu muito barato por aqui. Aqui as motos pagam pedágio U$ 0,20. Às 15hs passamos pela latitude 0º00'00" ou seja, exatamente sob a linha equatorial ! Daqui pra frente, estamos no hemisfério norte. Às 18hs fizemos os trâmites de imigração na Colombia e viemos dormir em Pasto.
Odômetro parcial: 850km
Odômetro total: 5.580km